BEM VINDO

Todos os textos aqui publicados são escritos por mim, baseados em meus trabalhos acadêmicos da vida universitária construida na UNIFESP, no qual eu acho interessante e gostaria de compartilhar.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Texto Reflexivo




Ao pensar em socialização primária, me vem na memória a minha infância, as broncas que minha mãe me dava quando eu fazia algo que ela não gostava, as repressões de todos os cantos, “menina de vestido tem de sentar com as pernas fechadas” ou “não pode comer com a mão, é feio “. E agora, depois de descobrir que essas coisas se chamam Socialização Primária, faz mais sentido pra mim o quanto esses comportamentos ficam marcados na nossa vida, de modo que nem uma boa Socialização Secundária seja capaz de apaga-los, pois na altura dos meus 19 anos, já em Socialização Secundária, continuo a ter comigo o mesmo hábito de achar que “menina de vestido tem de sentar com as pernas fechadas” ou “não pode comer com a mão, pois é feio “.
E, disso tudo, a parte mais difícil é conseguir “organizar” esses hábitos quando a Socialização Secundária contesta, o que lá atrás, a Socialização Primária ensinou ser o correto. Por exemplo, ir na missa todos os domingos de manhã, coisa que agora eu não faço mais, e fico me perguntando se é verdade que ao fazer isso eu esteja pecando, virando as costas pra Deus. Embora eu não dê importância, o tempo todo as pessoas me incitam a achar que serei punida por não freqüentar a igreja, por duvidar da existência da divindade sagrada.

É um eterno conflito !