BEM VINDO

Todos os textos aqui publicados são escritos por mim, baseados em meus trabalhos acadêmicos da vida universitária construida na UNIFESP, no qual eu acho interessante e gostaria de compartilhar.

quinta-feira, 24 de março de 2011

O que é SUS




Jairnilson atualmente é professor titular da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Política de Saúde, Planejamento em Saúde, Reforma Sanitária Brasileira, Sistema Único de Saúde, Recursos Humanos em Saúde, Modelos Assistenciais, Vigilância da Saúde, Analise da Situação de Saúde, Mortalidade Infantil, Violência e Saúde.

Em seu texto, o autor busca expor o significado do SUS no Brasil, em sua criação, implementação, administração e utilização; desde contexto histórico de sua origem até os dias atuais, apontando suas falhas e suas beneficências, suas demandas e suas ações.

O texto me mostra uma visão otimista do SUS, representando-o como uma grande conquista dos brasileiros, e como um sistema de saúde que promete sanar as necessidades da população em termos de saúde e promover a igualdade perante o atendimento, sem distinguir classes sociais, raciais e étnicas. Ainda que otimista, o texto não deixa de apontar as deficiências desse sistema, que deixa muito a desejar em alguns aspectos - Atende, mas demora; tem uma grande demanda de pacientes, mas não tem médico o suficiente; tem remédio grátis, mas não tem pra todo mundo...

Diante dos desafios que o SUS ainda enfrenta, o autor se atenta em apontar a situação de saúde do Brasil para as próximas décadas, de acordo com os parâmetros que se tem hoje. Ele se vale de estudos sobre tendências do sistema de saúde brasileiro que oferecem indicações para as futuras políticas de saúde, expressando o pensamento da população sobre o SUS com o que eles consideram prioridade, o que ainda falta e o que precisa melhorar.

Em suma, implantar um sistema único de saúde num país com dimensões continentais como o Brasil, onde cada Estado agrega valores, cultura e necessidades diferentes não é tarefa fácil. Se os administradores desse Estado negligenciam essa realidade e suas demandas, fica praticamente impossível o sucesso e eficácia desse sistema para promover a universalidade desejada pelo SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário