BEM VINDO

Todos os textos aqui publicados são escritos por mim, baseados em meus trabalhos acadêmicos da vida universitária construida na UNIFESP, no qual eu acho interessante e gostaria de compartilhar.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Resenha : O que é cidade ?



Raquel Rolnik, desde 1979 é professora universitária no campo da arquitetura e urbanismo, sendo atualmente professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Urbanista, foi Diretora de Planejamento da cidade de São Paulo e consultora de cidades brasileiras e latinoamericanas em política urbana e habitacional. Foi Secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades entre 2003 e 2007. É autora de livros e artigos sobre a questão urbana e Relatora Internacional do Direito à Moradia Adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU.
No livro O que é cidade ? , a autora trás uma busca sobre alguma definição apropriada para o conceito de cidade, que traga consigo uma abrangência de todos os aspectos de cidade e suas características, e não só uma definição sintética para tal obra fabricada pelo homem e suas idéias. Em seu relato, a autora escreve que cidade significa uma maneira de organizar o território e uma relação política. Assim, ser habitante de cidade significa participar de alguma forma de vida publica, mesmo que em muitos casos esta participação seja apenas a submissão a regras e regulamentos.
Outra perspectiva da autora bastante peculiar de definir cidade, é sua visão um tanto quanto “artística” de enxergar esse “fenômeno capaz de se fazer sentir no corpo de quem dele se aproxima”, uma forma de escrita, já que para ela , na história os dois fenômenos - cidade e escrita - ocorrem quase simultaneamente, impulsionados pela necessidade de memorização, medida e gestão do trabalho coletivo; e na cidade é através da escrita que se registra a acumulação de riquezas e conhecimentos. Assim como a arquitetura, que é continente e registro da vida social. É como se a cidade fosse um alfabeto com o qual se montam e desmontam palavras e frases, contando sua própria história e deixando-a gravada para as gerações futuras.
Ao meu ver, foram muito precisas e contingentes as definições feitas pela autora, até mesmo o paralelo traçado entre cidade e imã, onde a cidade seria um grade campo magnético que atrai, reúne e concentra os homens. A forma leve e sagaz de escrever da autora, torna a reflexão de cidade mais fácil e agradável, passando quase que despercebida a aquisição de tanta informação, como na comparação feita entre as cidades antigas e as cidades contemporâneas : “ Ao contrário da cidade antiga, fechada e vigiada para defender-se de inimigos internos e externos, a cidade contemporânea se caracteriza pela velocidade da circulação; são fluxos de mercadorias, pessoas, e capital em ritmo acelerado, rompendo barreiras e subjugando territórios. “

Um comentário:

  1. Será que vocês poderiam me fornecer o fichamento do livro caso vocês o tivessem?!

    Poderiam me enviar para o e-mail: rafael5880@gmail.com.

    Aguardo qualquer resposta.
    Rafael

    ResponderExcluir