BEM VINDO

Todos os textos aqui publicados são escritos por mim, baseados em meus trabalhos acadêmicos da vida universitária construida na UNIFESP, no qual eu acho interessante e gostaria de compartilhar.

sábado, 27 de março de 2010

Território : Espaço Social de Construção de Identidades e de Políticas



         Rosilda Mendes é educadora, doutora em saúde pública, assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e pesquisadora atuante nos grupos de pesquisa : Avaliação em Promoção da Saúde - UFPE ; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho em Saúde - LEPETS - UNIFESP e Promoção da Saúde - USP. Atua nas linhas de pesquisa Formação para o trabalho em saúde, Municípios Saudáveis, Desenvolvimento Local e Empoderamento, Promoção da saúde, Políticas públicas, advocacia em saúde e participação popular redes sociais, memória coletiva e processos de subjetivação. Ausônia Favorito Donato é educadora, doutora em saúde pública e diretora técnica de serviços do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
          No texto, as autoras tem a intenção de enfocar a relação da saúde com a totalidade da vida, onde a saúde deve ser observada a partir da interlocução com outras áreas, buscando a inteligência da ação social; e explicitar o conceito de espaço, local ou território, e ao fazê-lo, colocar questões : por meio de qual entendimento, qual concepção, este conceito tem sido abordado ?
O texto trás ainda, a abordagem do território, espaço ou local , considerados como cenário de integração de diversos sujeitos sociais para o desenvolvimento da saúde e de constituição e construção da cidadania.
         O espaço deve se constituir o lugar da promoção da saúde, por meio da promoção da solidariedade, onde vários sujeitos sociais atuam coletivamente com a intenção de promover a melhoria das condições de vida e saúde. O processo de apropriação do território permite conhecer as condições em que os indivíduos moram, vivem, trabalham, adoecem e amam a depender do segmento social em que se situam, e esse conhecer implica assumir o compromisso de responsabilizar-se pelos indivíduos e pelos espaços onde esses indivíduos se relacionam. O que determina a forma e o sentido das intervenções é a leitura que se faz acerca do espaço-território.
          A apreensão do espaço delimitado em território é uma construção decorrente o processo histórico resultante da ação de homens concretos e em permanente transformação, afinal o território nunca esta pronto, vive em constante transformação. O modo como os indivíduos vêem a unidade de saúde na comunidade, determina a especificidade das relações que se estabelecem entre comunidade e os serviços de saúde.
         As características geo-humanas não são consideradas como variáveis isoladas, mas como a complexidade de um espaço construído pelas forças sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário